terça-feira, janeiro 24

Inesquecível!!!!

Não foi há tanto tempo assim. Não nos deu qualquer título, nem acabamos por ganhar a taça esse ano. Mas lembro-me que foi um dia inesquecível para mim. Foi daqueles dias que irá ficar para sempre na minha memória. E vai fazer mais ou menos 6 anos que tudo aconteceu. 26 de Janeiro de 2000. O Sporting deslocava-se á Luz numa das eliminatórias da Taça de Portugal. Havia confiança pois do lado contrário apresentava-se uma das piores equipas da história dos vermelhos, e pelo nosso lado tinhamos jogadores como Schmeichel, André Cruz e Acosta. Mas mesmo assim, nunca era de confiar. Afinal de contas, íamos á Luz.
Ao contrário do que é habitual e nem sei bem,bem porquê, resolvemos ir á Luz ( eu, o Miguel e mais um ferveroso adepto leonino). E não é uma sensação nada agradável ir á Luz. Pelo menos para mim. Ver um estádio cheio de milhafres a assobiar o nosso clube não é uma sensação agradável de se sentir. O que se salvou nesse dia, foi o antes e o depois. Concentramo-nos á porta do Estádio de Alvalade com a grande Juve Leo (nessa altura ainda era uma grande claque). Eramos cerca de 10.000 a percorrer aqueles 2 km que separa o céu do inferno. A cantar, a saltar, a assobiar qualquer vestígio de vermelho, foi lindo ver aqueles 10.000 adeptos a dirigir-se para o campo de batalha. Mas mesmo assim, é-me um pouco dificil exprimir o que senti nesse dia. A sensação ao chegar aquele imponente estádio ( há-que reconhecer que o velhinho estádio da Luz atemorizava qualquer adversário), ficar á porta á espera de que a polícia nos deixasse entrar, ver a recepção preparada pela claque rival. Buff, por momentos pareceu-me que estaria prestes a entrar numa batalha mediaval. Com muito esforço, lá conseguimos entrar (com algumas agressões e pedradas, isso sim) e lá dentro seriamos apenas uma pequena minoria. Por mais que gritasses e cantasses mais alto, nunca era suficiente para apoiar a equipa. E assim, viamos quase sempre o Sporting a ser assobiado.
Teríamos que confiar na equipa. Teríamos que confiar que em 90 minutos aqueles 11 de verde e branco fizessem calar o estádio da Luz. Nós fariamos o resto. E assim foi...
A história do jogo é o que menos interessa aqui. Ganhamos 3-1, com golos de Acosta e André Cruz. O que interessa sim, foi o depois. Ou melhor os 10 minutos finais e o depois. Já sem qualquer esperança de reviravolta, foi bonito de ver o que antes era um estádio cheio anti-Sporting a ficar vazio, deixando apenas aqueles 10.000 believers fazer a festa. “ Já te vais embora” cantávamos, seguido do tão sempre apetecível “ E quem não salta é lampião”, acabando no famoso “ A namorada deixei...”.
Lindo!!!que me perdoem os adeptos encarnados, mas achei interessante descrever este minha memória precisamente em mais uma semana de derby.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro sportinguista,

Sou benfiquista mas ao ver textos com esse respeito pelos intervenientes de um jogo de futebol digo-lhe desde já: Não precisa de pedir desculpas...a sua alegria foi nesse dia igual a nossa tristeza, mas só ganha uma das equipas no máximo, não é?

Espero que o ambiente na CATEDRAL esteja dos melhores (de parte a parte) e que sem violência mas apenas com as picardias normais e até desejáveis num jogo entre os 2 grandes rivais (e não inimigos) de Portugal.

Espero que o desfecho do jogo seja diferente do que o que você relatou mas tb espero ver um texto seu sobre o mesmo.

Com os meus cumprimentos,

homemsumol

E PLURIBUS UNUM