quarta-feira, janeiro 4

Terá Simão de sair?

As recentes contratações do Benfica, em particular Manduca e Laurent Robert, parecem indiciar, como já aqui referiu oportunamente o Peyroteo, a saída de Simão. Confesso que é uma conclusão que me preocupa, até por não compreender por que toda a gente a assume como inevitável. Fosse eu a decidir e o "capitão" não sairia antes do fim da época. Neste momento, só devem passar a porta de saída os jogadores jovens que dificilmente encontrem espaço para se afirmarem no actual 'plantel'. Parecem-me, por isso, acertadas as cedências temporárias de jogadores como Hélio Roque, Carlitos ou até João Pereira e Bruno Aguiar. Há que vê-los em acção contínua para melhor avaliar o seu potencial. Quanto aos indiscutíveis, nenhum deve sair a meio da época. Só admito essa hipótese se surgir uma proposta verdadeiramente irrecusável e que não seja crível surgir noutra altura. Mas não me parece que isso vá suceder. O Simão é muito importante para a equipa, pode ser fundamental para o sucesso da presente temporada, estamos num ano de Mundial, prova que poderá valorizá-lo ainda mais, pelo que a sua venda neste momento me parece uma tremenda asneira. Se, no defeso, se afigurar um bom negócio, então sim, poderá admitir-se essa hipótese. Só espero que, a concretizar-se, a sua transferência não seja consequência do possível conflito com José Veiga referido n' "A Bola" de hoje.
Relativamente à contratação de Robert, é agradável ler os comentários elogiosos de vários entendidos em futebol, em particular de José Mourinho, mas o historial do jogador levanta algumas interrogações: saiu do Paris Saint-Germain em conflito com Luis Fernandez, abandonou o Newcastle porque Souness não o compreendia, sai agora do Portsmouth em aparente litígio com Harry Redknapp. Será para continuar?
Fazendo um primeiro balanço das aquisições do Benfica, confesso que não são elas o que mais me anima para o que resta da época (Marco Ferreira trará algo de útil? Impor-se-á Manduca numa equipa que tem de ganhar sempre e ataca durante a maior parte do jogo?), mas sim o ressurgimento de Simão (caso não seja vendido), as confirmações - espero eu - de Miccoli e Karagounis como verdadeiros reforços e a recuperação de forma de Manuel Fernandes.
PS - Pequenas notas relacionadas com o "caso Moretto". Primeiro, uma questão: por que queria o FC Porto contratá-lo? Segundo, um lamento: por que raio tem o Benfica de ficar associado a uma cena em que uns "gorilas" acéfalos ameaçam e dão um estalo a um anafado cidadão? Este até pode ser uma besta e ter ameaçado o presidente do SLB, mas tentar resolver as coisas daquela forma só serve para perder a razão. Lamentável a imagem que passou. Aquilo não é - não pode ser - o Benfica. Pelo menos, o meu Benfica.

Sem comentários: