segunda-feira, janeiro 23

Opções "baralham" Koeman. Ou não?

São vitórias a mais para se discutirem as opções do treinador holandês. Mas mesmo com a mais acertada das premissas - "o que conta são os resultados - não resisto a questionar algumas delas.

Na baliza já o escrevi: Moretto é melhor do que Quim e está num momento de forma superior ao do internacional português.

Na defesa começam as minhas dúvidas. Gosto de ver o Alcides a lateral direito, é um facto. Tem feito boas exibições - foi dos melhores em Barcelos - mas tem implicado com a mudança de Nélson - para médio direito ou até para lateral esquerdo. Resultado: Nélson não tem a profundidade atacante e a destreza que todos lhe reconhecemos quando joga na lateral direita. O outro problema tem a ver com a ida de Léo para o banco. Para manter Alcides, perde-se Nélson e Léo. E perde a equipa, claramente.

No meio campo não consigo descortinar um Manuel Fernandes como o da época passada. Meia temporada já lá vai e, pelo que se viu em Barcelos, o que resta da mesma não vai encontrar o "Manelelé" que tanta falta faz. Beto é o substituto natural, com consequências óbvias na qualidade de jogo da equipa. Karagounis não conta para este lugar? Porquê? Porque entra o grego a cinco minutos do fim de um jogo ganho? E não deu para ver, nesse curto espaço de tempo, a diferença, para melhor, da circulação de bola da equipa?

O lugar de médio direito tem tido três "donos", ultimamente - quatro, se somar Geovanni. Simão, Manduca e Robert andam entre esta posição e a contrária sem grandes resultados, diga-se. Simão não pode jogar à direita. Nunca o fez. Robert, se jogar, também nunca poderá ser encostado à linha, nem à esquerda nem à direita. Manduca é o único que o poderá fazer mas não me parece que tenha a velocidade desejada. E que tal parar com as trocas e apostar num só jogador?

Na frente Nuno Gomes serve como entrada, Geovanni assiste-lhe na perfeição. Para a recepção ao SCP, espero que, pelo menos estes dois não sejam trocados. Mas com Miccoli no banco, ao lado de Marcel, quem pode arriscar dizer que Koeman vai manter a aposta nesta dupla Geovanni/Gomes, mesmo depois do bom jogo que fizeram? Eu não.

Sem comentários: