sábado, janeiro 14

Pontas de Lança, quem precisa deles?


Segundo aparece nas notícias desportivas os 3 grandes, leia-se, FCP, SCP e SLB (não vá o Eng.º Rui Alves estar a ler isto e começar a fazer confusão) andam no mercado para reforçar os seus planteis com pontas de lança. Enquanto lia sobre as novelas Adriano e Marcel parei um pouco e perguntei-me, será mesmo necessário reforçar esta posição? Senão vejamos.

FCP - Joga tipicamente num sistema de 4-3-3, portanto somente com um ponta de lança. No plantel tem os seguintes jogadores que fazem essa posição: McCarthy, Hugo Almeida, Lisandro Lopez, Sokota e Bruno Moraes, também tinha Helder Postiga, mas entretanto este emigrou para esse gigante do futebol francês que é o St. Etienne. Ora, considerando que Sokota e Bruno Moraes estão lesionados, se bem que este último na fase final de recuperação (já treina integrado) e McCarthy está na CAN, que termina no próximo mês, Hugo Almeida e Lisandro não serão suficientes para fazer o lugar? E esta questão colocar-se-ia se tivesse existido uma gestão mais correcta do caso Postiga? A minha conclusão é não é necessário mais ninguém para esta posição e a questão nem seria colocada se Co Adriaanse tivesse gerido o seu plantel de forma mais competente.

SLB - Aqui tenho algumas reservas em relação ao esquema táctico mais utilizado, com Simão é um claro 4-3-3, e vamos pensar que este fica e fica o Benfica mais forte até ao final do campeonato. Assim temos para o lugar: Nuno Gomes, Miccoli, Mantorras e ainda o surpreendente Giovanni. Haverá necessidade de ir buscar Marcel? Acho que não. E se o figurino táctico for alterado com a saída de Simão? Também acho que não. Os novos reforços para as faixas indicam que Koeman não está a pensar em jogar de outra forma.

SCP - Paulo Bento tem apresentando um 4-4-2 em diamante, se não estou em erro. Precisando para isso de jogar com dois avançado, não dois pontas de lança. No seu plantel, os jogadores existentes para cobrir estes lugares serão: Liedson, Deivid, Sá Pinto, Douala, Silva e já teve Manoel, Pinilla e Wender. Considerando que os lugares, salvo problemas disciplinares ou de lesão, serão ocupados pelos dois primeiros apresentados, os restantes garantiram a cobertura necessária para algum azar e mesmo flexibilidade táctica para mudar o estilo de jogo, usando Douala ou Wender se este não tivesse voltado à precedência. Se a gestão de recursos tivesse sido mais cuidada estou convicto que não seria necessário reforçar esta posição e mesmo com o figurino actual, e considerando a tão profícua academia, creio que o SCP tem soluções internas para resolver esta situação.

Bottom line, eu acredito que a contratação de um novo ponta de lança, em qualquer uma destas equipas, não é imprescindível neste momento (por muito que a imprensa goste de fazer parecer, porque afinal são os golos e as polémicas que vendem jornais) e se estas mesmas equipas tivessem tido mais cuidado com o plantel com que iniciaram a época, principalmente Porto e Sporting, esta questão nem se colocaria. Haverá outras posições dentro destes clubes que necessitem maior atenção e reforço que a posição em epígrafe referiada? Pergunta o ávido leitor. Ah pois há.

Sem comentários: